Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Painel COVID-19
Início do conteúdo da página

Painel IETU/Unifesspa COVID-19

Publicado: Quarta, 06 de Maio de 2020, 15h46 | Última atualização em Sábado, 11 de Julho de 2020, 14h02

 

           É absolutamente óbvia e nevrálgica a situação que vem se desenvolvendo no Brasil, desde o final do mês de fevereiro, motivada pela disseminação do novo coronavírus em território nacional. Acompanhar as notícias e desdobramentos de mais uma crise sanitária no Brasil tem sido rotina para muitas pessoas. Desde noticiários complexos até no mais raso senso comum das esquinas o tema está presente. Consequentemente, as ações resultantes dessas informações pautam comportamentos e ações desde as pessoas comuns até a orientação de políticas públicas. Clique na imagem abaixo para acessar o Canal no Youtube.

 

 

 

Acessar Painel

 

WhatsApp Image 2020-05-26 at 15.11.53

 

           Comprometida com a sociedade, atenta ao seu desenvolvimento e motivada por seu compromisso de inserção regional, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, a partir do Instituto de Estudos do Trópico Úmido na cidade de Xinguara, por iniciativa de dois professores – um do curso de licenciatura em Geografia e outro da licenciatura em História – decidiram atuar neste campo de forma a ofertar uma contribuição mediante as necessidade que o tempo e espaço demandam.

           Este não é um trabalho técnico epidemiologista, muito menos médico. Mas, um esforço intelectual de professores-pesquisadores do IETU/Xinguara no sentido de sistematizar dados sobre a doença, discutir, interpretar e oferecer respaldo científico que venha a somar às ações tomadas tanto pelo poder público quanto pelas pessoas comuns. O painel disponibilizado é bastante intuitivo e interativo. A partir dele é possível ler os dados em tela de forma mais geral ou aplicar filtros específicos para compreender a realidade de cada localidade representada.

           A página inicial do painel, de imediato, revela sua abordagem em escala: mundo, Brasil, Região Norte, Estado do Pará e Região Sul e Sudeste do Pará. É possível navegar por cada região dessas clicando nas setas “<” 1 de 9 “>” na barra inferior da tela, bem ao centro. As telas que se abrem revelam os dados apenas passando o mouse ou acionando o dado de interesse com um toque, caso utilize um dispositivo como celular, por exemplo. Para cada região, é apresentado um gráfico e uma imagem, sendo permitida a seleção de qualquer área geográfica que os detalhes resumidos aparecerão na barra de visualização superior. Assim, portanto, se resumem as contribuições inéditas deste material: sistematizar os dados sobre a Covid-19, permitindo que o(a) usuário(a) aplique os próprios filtros de acordo com seu interesse e a inserção, em destaque, da Região Sul e Sudeste do Pará.

           As análises, coletas de dados, leituras e aproximações do Painel são múltiplas. Consideramos legítimas, desde que respeitem os dados apresentados e não os distorçam por quaisquer interesses. A plataforma está aberta, livre e acessível para quem quer que seja conhecer a realidade por meio desses dados, especialmente aqueles(as) interessados(as) na Região Sul e Sudeste do Pará. Os dados são e serão atualizados diariamente. As fontes de coleta desse material são: Johns Hopkins – dados mundiais; Ministério da Saúde – dados para o Brasil; Secretaria Estadual de Saúde – dados para o Estado e Região Sul e Sudeste do Pará. Os dados podem apresentar alguma divergência ou descompasso entre o Painel e as fontes citadas, em virtude do tempo das atualizações, bem como a diversidade de metodologias de acesso às informações.

           ;O Painel, por si só, como fonte de dados e leituras múltiplas apresenta-se como a contribuição decisiva neste momento. No entanto, outros aspectos de ordem mais subjetiva não comparecem nos gráficos/imagens. Portanto, semanalmente, faremos uma nota analítica a propósito de nossas percepções da forma como temos visualizado a questão. Contribuições, sugestões e ideias são muito bem-vindas!

 

           Alguns breves comentários metodológicos se fazem necessários. Para fins de acompanhamento dos dados regionais do Pará, utilizou-se a recente regionalização proposta pelo IBGE – regiões intermediárias e imediatas (https://www.ibge.gov.br/apps/regioes_geograficas/). Consideramos “Sul e Sudeste do Pará” as regiões intermediárias de Marabá e Redenção, compostas por seis regiões imediatas e trinta e oito municípios. No caso do número de UTIs, ponderamos apenas as UTIs Adultas I, II e III conforme classificação do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), excluindo-se, assim, UTIs pediátricas, neonatal, coronariana, entre outras. A disposição em escala “Mundo”, mais geral até “Região Sul e Sudeste do Pará”, mais específica, quer sugerir a leitura do geral ao particular, ou seja, como se observam as situações na maior escala possível e, posteriormente, aquela mais próxima ao indivíduo desta Região. Esse procedimento quer inserir nossa leitura contextual no cotidiano e apontar para a realidade do problema, ainda que em escalas diferentes, pois essa crise se manifesta veloz, letal e indiscriminadamente para qualquer pessoa.

 

           Esta iniciativa é experimental e em constante construção. Diariamente, novos desafios aparecerão e o intuito dos organizadores é fazer com que a informação se multiplique e ajude a orientar ações no sentido do enfrentamento da crise sanitária que assola o Brasil. Gradativamente, vamos inserir novos dados no painel, promoveremos discussões e análises sobre o tema e publicaremos resultados aqui e em outras plataformas.

           

           Para colaborar com o projeto, por favor, faça contato por este endereço de e-mail: ietucovid@unifesspa.edu.br; ou por meio das outras mídias digitais do IETU/Unifesspa: @unifesspaxinguara - instagram.com/unifesspaxinguara/http://fb.com/ietu.xinguara.5.

 

Prof. Dr. Victor da Silva Oliveira

Prof. Dr. Daniel Brasil Just

Marcos Alexandre Gonçalves (Técnico em Informática)

 

0
0
0
s2smodern
registrado em:
Fim do conteúdo da página