Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

Publicado: Quinta, 07 de Janeiro de 2016, 16h33 | Última atualização em Sexta, 18 de Maio de 2018, 11h38

 

APRESENTAÇÃO

A Biblioteca do Instituto do Trópico Úmido (IETU) é responsável tecnicamente pelo provimento de informações necessárias às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, no Campus Xinguara, buscando contribuir com o desenvolvimento social, político, econômico e cultural da região na qual o campus está inserido. Os principais usuários da biblioteca são os discentes, docentes e servidores técnicos administrativos. A Biblioteca também disponibiliza seu acervo para consulta local à comunidade em geral.

O acervo é composto por livros, obras de referências.

A biblioteca faz par parte do Sistema de Bibliotecas da UNIFESSPA (SiBi), a qual utiliza o software SIGAA- módulo Biblioteca - Sistema Integrado de Bibliotecas para gerenciar as bibliotecas do SiBi. A partir do SIGAA é possível a consulta simultânea em todas as bibliotecas da Universidade. Desse modo, o usuário tem acesso às informações sobre qualquer item do acervo. Entre outros serviços o programa possibilita ao usuário fazer renovação, reserva, consulta a seus dados, histórico, etc.

 

Um

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

SISTEMA DE BIBLIOTECAS

S I B I

GUIA DO USUÁRIO

 

imagem2

Sistema de Bibliotecas

Unifesspa

 

MISSÃO

            Ser depositária de todo material bibliográfico (impresso ou eletrônico) adquirido por compra, doação ou permuta; prover a comunidade acadêmica da UNIFESSPA de informações pertinentes ao pleno desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

 

ACERVO

O acervo da Biblioteca se compõe de: folhetos, livros, multimídias (CD-ROM, DVD, etc.), obras de referência (dicionário, glossário, bibliografia, enciclopédia, atlas, etc.), periódicos e trabalhos acadêmicos (tese, dissertação, monografia de especialização e trabalho de conclusão de curso).

SERVIÇOS

Consulta: é franqueada ao público em geral;

Empréstimo domiciliar: é permitido, exclusivamente, aos discentes, docentes e técnicos administrativos da Unifesspa mediante comprovação de vínculo institucional e cadastramento, sendo: até 03 materiais, restritos a um exemplar de cada título, no prazo de 07 dias ininterruptos para discentes, técnicos administrativos e professores substitutos, e de até 05 materiais, restritos a um exemplar de cada título, no prazo de 10 dias ininterruptos para docentes efetivos.

A devolução das obras emprestadas será efetivada no horário de 8h às 20h50min, de segunda a sexta-feira;

Renovação bibliográfica: concedida uma única vez pelo período de 07 (sete) dias, impreterivelmente no último dia do prazo estabelecido para a devolução da obra até ás 23h59min via Sistema SIGAA ou via Setor de Referência, durante o horário de funcionamento da Biblioteca, desde que não haja solicitação de reserva feita por outro usuário;

Reserva de materiais: poderá ser efetivada via Setor de Referência, durante o horário de funcionamento da Biblioteca ou, ainda, de forma on line via Sistema SIGAA;

Elaboração de Ficha Catalográfica: serviço oferecido aos discentes concluintes e demais usuários mediante solicitação (com antecedência de 15 dias úteis) via e-mail conforme a Biblioteca do campus de origem do Curso. 

PÚBLICO-ALVO 

Discentes, docentes e técnicos administrativos da Unifesspa.

A Biblioteca atende também outros pesquisadores, professores e estudantes de nível superior e demais membros da comunidade externa.

CADASTRAMENTO DE USUÁRIOS

Para ter acesso ao serviço de empréstimo domiciliar de obras, o usuário vinculado à Unifesspa precisa ter seu cadastro completo e atualizado no SIGAA, com foto no perfil, estilo 3x4. O usuário externo poderá realizar a consulta local e a reprografia de obras mediante cadastro com a apresentação de um documento oficial de identidade com foto e do comprovante de residência.

PORTAL DE PERIÓDICOS DA  CAPES

 Biblioteca virtual que oferece acesso ao texto completo de artigos de periódicos, e-books, teses e dissertações e a bases de dados nacionais e internacionais,multidisciplinares e especializadas de todas as áreas do conhecimento humano.

 

ESTAÇÃO DE PESQUISA ACADÊMICA (EPAC)

 Nesse ambiente, o usuário poderá realizar: pesquisas e digitação de trabalhos do âmbito acadêmico. O tempo de utilização será de 1h, contemplado no horário de 8h às 20h50min, podendo ser dilatado caso não haja agendamento solicitado por outro usuário.

 

DEVERES DO USUÁRIO

 

Tratar com respeito e acatamento os atendentes da Biblioteca (Art. 329, 330 e 331 do Código Penal);

Respeitar as normas da Biblioteca quanto à organização geral e quanto aos produtos e serviços oferecidos, tendo ciência e cumprindo o seu Regulamento;

Zelar pelo patrimônio público da UNIFESSPA (bibliográfico, permanente e estrutural) e manter a ordem e a limpeza do ambiente;

Comunicar à Coordenação da Biblioteca o extravio, furto, roubo ou dano do patrimônio público sob sua responsabilidade.

 

AFASTAMENTO

 

O não cumprimento do prazo de devolução das obras do acervo, independentemente dos motivos, implicará ao usuário suspensão de 02 (dois) dias por cada dia ultrapassado para as obras regulares e de 03 (três) dias para as obras de consulta.

PROIBIÇÕES

 

PROIBID

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e 14h às 18h, excetuando-se feriados e pontos facultativos.

 

EQUIPE

Biblioteca do Instituto de Estudos do Trópico Úmido

Maria José Pereira da Silva (Bibliotecária)

Rairana dos Santos Oliveira (Estagiária)

 

LOCALIZAÇÃO

Biblioteca do Instituto de Estudos do Trópico Úmido

Rua: Alberto Santos Dumont, S/N, Bairro: Jardim Universitario, CEP: 68557-335, Xinguara, (PA).

 

E-MAIL

bibietu@unifesspa.edu.br

 

TELEFONE

Biblioteca de Xinguara: (94) 2101-1021

 

 

 

0
0
0
s2smodern
Fim do conteúdo da página