Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Biblioteca

Biblioteca

Publicado: Quinta, 07 de Janeiro de 2016, 16h33 | Última atualização em Sexta, 18 de Maio de 2018, 11h38

APRESENTAÇÃO

A Biblioteca do Instituto do Trópico Úmido (IETU) é responsável tecnicamente pelo provimento de informações necessárias às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, no Campus Xinguara, buscando contribuir com o desenvolvimento social, político, econômico e cultural da região na qual o campus está inserido. Os principais usuários da biblioteca são os discentes, docentes e servidores técnicos administrativos. A Biblioteca também disponibiliza seu acervo para consulta local à comunidade em geral.

O acervo é composto por livros, obras de referências.

A biblioteca faz par parte do Sistema de Bibliotecas da UNIFESSPA (SiBi), a qual utiliza o software SIGAA- módulo Biblioteca - Sistema Integrado de Bibliotecas para gerenciar as bibliotecas do SiBi. A partir do SIGAA é possível a consulta simultânea em todas as bibliotecas da Universidade. Desse modo, o usuário tem acesso às informações sobre qualquer item do acervo. Entre outros serviços o programa possibilita ao usuário fazer renovação, reserva, consulta a seus dados, histórico, etc.

Um

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

SISTEMA DE BIBLIOTECAS

S I B I

GUIA DO USUÁRIO

imagem2

Sistema de Bibliotecas

Unifesspa

MISSÃO

Ser depositária de todo material bibliográfico (impresso ou eletrônico) adquirido por compra, doação ou permuta; prover a comunidade acadêmica da UNIFESSPA de informações pertinentes ao pleno desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

ACERVO

O acervo da Biblioteca se compõe de: folhetos, livros, multimídias (CD-ROM, DVD, etc.), obras de referência (dicionário, glossário, bibliografia, enciclopédia, atlas, etc.), periódicos e trabalhos acadêmicos (tese, dissertação, monografia de especialização e trabalho de conclusão de curso).

Consulta: é franqueada ao público em geral;

Empréstimo domiciliar: é permitido, exclusivamente, aos discentes, docentes e técnicos administrativos da Unifesspa mediante comprovação de vínculo institucional e cadastramento, sendo: até 03 materiais, restritos a um exemplar de cada título, no prazo de 07 dias ininterruptos para discentes, técnicos administrativos e professores substitutos, e de até 05 materiais, restritos a um exemplar de cada título, no prazo de 10 dias ininterruptos para docentes efetivos.

A devolução das obras emprestadas será efetivada no horário de 8h às 20h50min, de segunda a sexta-feira;

Renovação bibliográfica: concedida uma única vez pelo período de 07 (sete) dias, impreterivelmente no último dia do prazo estabelecido para a devolução da obra até ás 23h59min via Sistema SIGAA ou via Setor de Referência, durante o horário de funcionamento da Biblioteca, desde que não haja solicitação de reserva feita por outro usuário;

Reserva de materiais: poderá ser efetivada via Setor de Referência, durante o horário de funcionamento da Biblioteca ou, ainda, de forma on line via Sistema SIGAA;

Elaboração de Ficha Catalográfica: serviço oferecido aos discentes concluintes e demais usuários mediante solicitação (com antecedência de 15 dias úteis) via e-mail conforme a Biblioteca do campus de origem do Curso.

Discentes, docentes e técnicos administrativos da Unifesspa.

A Biblioteca atende também outros pesquisadores, professores e estudantes de nível superior e demais membros da comunidade externa.

CADASTRAMENTO DE USUÁRIOS

Para ter acesso ao serviço de empréstimo domiciliar de obras, o usuário vinculado à Unifesspa precisa ter seu cadastro completo e atualizado no SIGAA, com foto no perfil, estilo 3x4. O usuário externo poderá realizar a consulta local e a reprografia de obras mediante cadastro com a apresentação de um documento oficial de identidade com foto e do comprovante de residência.

PORTAL DE PERIÓDICOS DA  CAPES

Biblioteca virtual que oferece acesso ao texto completo de artigos de periódicos, e-books, teses e dissertações e a bases de dados nacionais e internacionais,multidisciplinares e especializadas de todas as áreas do conhecimento humano.

ESTAÇÃO DE PESQUISA ACADÊMICA (EPAC)

Nesse ambiente, o usuário poderá realizar: pesquisas e digitação de trabalhos do âmbito acadêmico. O tempo de utilização será de 1h, contemplado no horário de 8h às 20h50min, podendo ser dilatado caso não haja agendamento solicitado por outro usuário.

DEVERES DO USUÁRIO

Tratar com respeito e acatamento os atendentes da Biblioteca (Art. 329, 330 e 331 do Código Penal);

Respeitar as normas da Biblioteca quanto à organização geral e quanto aos produtos e serviços oferecidos, tendo ciência e cumprindo o seu Regulamento;

Zelar pelo patrimônio público da UNIFESSPA (bibliográfico, permanente e estrutural) e manter a ordem e a limpeza do ambiente;

Comunicar à Coordenação da Biblioteca o extravio, furto, roubo ou dano do patrimônio público sob sua responsabilidade.

AFASTAMENTO

O não cumprimento do prazo de devolução das obras do acervo, independentemente dos motivos, implicará ao usuário suspensão de 02 (dois) dias por cada dia ultrapassado para as obras regulares e de 03 (três) dias para as obras de consulta.

PROIBIÇÕES

PROIBID

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e 14h às 18h, excetuando-se feriados e pontos facultativos.

Biblioteca do Instituto de Estudos do Trópico Úmido

Maria José Pereira da Silva (Bibliotecária)

Rairana dos Santos Oliveira (Estagiária)

Biblioteca do Instituto de Estudos do Trópico Úmido

Rua: Alberto Santos Dumont, S/N, Bairro: Jardim Universitario, CEP: 68557-335, Xinguara, (PA).

bibietu@unifesspa.edu.br

Biblioteca de Xinguara: (94) 2101-1021