Unifesspa vai realizar Seminário sobre as novas relações espaço-tempo na região de fronteira

• Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 12h21
  • Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 12h21

A proposta do “Seminário As Novas Relações Espaço-Tempo na Região de Fronteira” vem de um esforço de construção de um programa de pesquisas e estudos entre a Faculdade de Ciências Humanas do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (FCH/IETU) e o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia do Instituto de Estudos do Desenvolvimento Agrário e Regional (PPGPAM/IEDAR), ambos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

O Seminário que será realizado no período de 22 e 23 de agosto materializa diálogos cruzados entre diversas áreas do conhecimento como: geografia, história, sociologia e economia, no sentido de aprofundar de modo interdisciplinar a compreensão das novas relações espaço-tempo na região do sul e sudeste do Pará, que se apresenta como uma das mais complexas fronteiras da Amazônia.

A Comissão Organizadora é composta por Alessandra Jamily Cavalcante da Silva, Danielle Conceição dos Santos, Kívia Pires Rosa, Nayara Cristina Barros da Costa, Paulo Roberto de Almeida Costa, Renato de Sousa Almeida, Marlon Cavalcante Ferreira. Já a coordenação do evento está a cargo dos professores Anna Carolina de Abreu Coelho, Eudes Leopoldo, Rafael Gumiero e Sergio Redón.

Confira a programação:

Manhã

8h - Mesa de Abertura:

Eduardo Salgueiro (IETU);

Lucas Abud (IETU);

Giliad de Souza Silva (IEDAR);

Anna Carolina de Abreu Coelho (FCH/IETU);

Eudes Leopoldo (FCH/IETU);

Rafael Gumiero (PPGPAM/IEDAR);

Sergio Redón (PPGPAM/IEDAR).

8h30 - Mesa 1 – Urbanização e desenvolvimento regional na fronteira

Anaiane Pereira Souza;

Eudes Leopoldo;

Rafael Gumiero;

Sergio Redón.

Debatedor: Andrey Minin Martin.

Tarde

14h30 - Mesa 2 – A questão agrária no sul e sudeste do Pará;

Eduardo Salgueiro;

Evaldo Gomes Júnior;

Fernando Michelotti;

Rafael Benevides.

Debatedor: Daniel Justi.

Noite

19h30 - Mesa 3 – A atualidade da obra A palavra e as coisas: por uma história da fronteira

Jerônimo da Silva e Silva;

Reginaldo Cerqueira Sousa.

Debatedor: Bernard Arthur Silva da Silva.

Manhã

8h30 - Mesa 4 – Espaço-tempo na Amazônia

Anna Carolina de Abreu Coelho;

Bruno da Silva;

Giliad de Souza Silva.

Debatedora: Andréa Regina de Britto Costa Lopes.

Tarde

14h30 - Mesa 5 – Olhares sobre o sul e sudeste do Pará

Gerald Macedo (Xinguara);

Milton Pereira Lima (Redenção);

Renato Gomes Soares (Xinguara).

Debatedora: Loren Graziela Carneiro Lima.

Noite

19h30 Lançamento de Livros:

Do Ensino de História em Novas Fronteiras: ou de como se faz pesquisa e extensão no Sul e Sudeste do Pará (Anna Carolina de Abreu Coelho e Eliane Machado);

Fronteira Chiquitana (Flávio Gatti);

Jogos geográficos na sala de aula (Thiara Vichiato Breda);

Passados impressos: estudos sobre a circulação das ideias (séculos XVII-XX) (Bruno da Silva e André Furtado);

21h - Atividade cultural

(CAs de História e Geografia).

Local: Instituto de Estudos do Trópico Úmido - Rua Alberto Santos Dumont, s/n, bairro: Jardim Universitário, Xinguara/PA.

Inscrições: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/setrefron2019

espaco tempo regiao fronteira