Avaliação do Ensino Remoto pelo Centro Acadêmico Frei Henri des Roziers
O Centro Acadêmico Frei Henri des Roziers realizou uma pesquisa para avaliação do período remoto entre os alunos (as) de História do Campus de Xinguara.
O Centro Acadêmico Frei Henri des Roziers do Curso de Licenciatura em História (FCH/IETU), realizou uma pesquisa entre os alunos (as) do Curso de História de Xinguara para analisar a experiência do ensino remoto, visando identificar as limitações, desafios e possibilidades das atividades realizadas, avaliando as condições de estudo diante o enfrentamento da pandemia da covid-19 e a atuação dos professores, abordando em especial as metodologias.
Responderam a pesquisa os alunos das turmas de 2017, 2018, 2019 e 2020. Foram feitas perguntas objetivas e dissertativas para sendo que a maioria entre os consultados que responderam o questionário foram das turmas 2019 e 2020.
A maioria dos alunos cursou todas as disciplinas ofertadas para sua turma 88%, 10% apenas uma disciplina e 1,7% duas disciplinas. O aprendizado foi considerado bastante satisfatório para 40%, satisfatório para 38,3%, razoável para 8,3%,
A respeito das condições do ensino remoto, entre os entrevistados 58.3% tiveram falhas eventuais na conexão da internet, 30% tiveram problemas constantes e 11.6 não tiveram problemas em nenhum momento. Sobre o espaço adequado para as atividades do curso 20% tiveram problemas constantes, 41,6 tiveram problemas eventuais e 25% não tiveram problemas com um espaço para estudos.
Foi perguntado aos alunos se sentiam seguros para retorno das aulas presenciais havendo 63,3% respostas negativas, 21,7% responderam que talvez retornasse às aulas e 15% respostas positivas.
De forma geral, em relação à atuação dos professores as avaliações foram consideradas moderadas para 80%, leves para 15%, pesadas para 3% e flexíveis para 2%. Sobre a disponibilidade dos professores em tirar as dúvidas a maioria dos alunos entende que está sendo feito um esforço dentro do contexto que se apresenta para oferecer as disciplinas de forma adequada para as metodologias de ensino remoto sendo que 48% consideraram ótimas, 28% consideraram boas, 15% regular, 5% ruim e 3,3% péssima.
Redes Sociais