Unifesspa dá bônus de 20% sobre a nota do ENEM para cidades do Pará, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso
Este ano, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai ofertar 1450 novas vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2020.1). Candidatos de todo o país, em especial os da região sul e sudeste do Pará e estados vizinhos como Tocantins e Maranhão vão poder disputar as vagas disponíveis nos 42 cursos de graduação existentes. Acesse o edital Sisu 2020!
A Unifesspa está presente em cinco cidades, com cursos bem avaliados em todas as áreas do conhecimento e vem formando profissionais qualificados, fortalecendo a pesquisa e a prática da extensão.
Em Xinguara, são ofertados os cursos de Medicina Veterinária (Bacharelado, integral, 30 vagas); Zootecnia (Bacharelado, integral, 30 vagas), História (Licenciatura, noturno, 40 vagas) e Geografia (Licenciatura, noturno, 40 vagas). Nos cursos de modalidade integral, as aulas podem ocorrer nos dois turnos, matutino e vespertino.
Na pesquisa por vagas disponibilizada no site do Sisu (sisu.mec.gov.br), alguns cursos ofertados pela Unifesspa aparecem com divergência nas informações sobre turnos ou número de vagas ofertadas. No entanto, os candidatos não precisam se preocupar, pois trata-se de um problema técnico com o sistema de gestão do Sisu.
Em consulta à equipe técnica responsável da Secretaria de Educação Superior, a Unifesspa, assim como outras universidades que tiveram os mesmos problemas, foi orientada a manter oferta no SiSU e publicar edital próprio com número de vagas e turnos corretos. Assim, para preenchimento das vagas nos cursos da Unifesspa em 2020, os candidatos devem considerar o que foi estabelecido no edital, publicado na página oficial da Unifesspa, mesmo que no site do Sisu esteja diferente. Para 34 cidades do Pará, 64 cidades do Tocantins, 40 cidades do Maranhão, e 12 do Mato Grosso a Unifesspa oferece um bônus de 20% (vinte por cento) sobre a nota do ENEM, como forma de incentivar os estudantes pré-universitários a ingressarem em seus cursos.
Os estudantes que estudaram pelo menos um ano do ensino médio nos municípios de Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Bannach, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis, DomEliseu, Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Ourilândia do Norte, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau d'Arco, Piçarra, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.
Os estudantes que estudaram pelo menos um ano do ensino médio nos municípios de Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Aragominas, Araguaína, Araguanã, Araguatins, Arapoema, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Babaçulândia, Bandeirantes do Tocantins, Barra do Ouro, Bernardo Sayão, Bom Jesus do Tocantins, Brasilândia do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Campos Lindos, Carmolândia, Carrasco Bonito, Centenário, Colinas do Tocantins, Colméia, Couto de Magalhães, Darcinópolis, Esperantina, Filadélfia, Fortaleza do Tabocão, Goianorte, Goiatins, Guaraí, Itacajá, Itapiratins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Palmeiras do Tocantins, Muricilândia, Nazaré, Nova Olinda, Palmeirante, Pau d'Arco, Pedro Afonso, Pequizeiro, Piraquê, Praia Norte, Presidente Kennedy, Recursolândia, Riachinho, Sampaio, Santa Fé do Araguaia, Santa Maria do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Tocantinópolis, Tupirama, Tupiratins, Wanderlândia e Xambioá, que pertencem ao estado do Tocantins.
Para as cidades de Açailândia, Alto Parnaíba, Amarante do Maranhão, Arame, Balsas, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Buritirana, Campestre do Maranhão, Carolina, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Governador Edilson Lobão, Grajaú, Imperatriz, Itinga do Maranhão, João Lisboa, Lajeado Novo, Loreto, Montes Altos, Nova Colinas, Porto Franco, Riachão, Ribamar Fiquene, Sambaíba, São Felix de Balsas, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Senador La Rocque, Sítio Novo, Tasso Fragoso, Vila Nova dos Martírios e Santa Filomena, a Unifesspa oferece um bônus de 20% (vinte por cento) sobre a nota do ENEM, como forma de incentivar os estudantes pré-universitários a ingressarem em seus cursos.:
E os estudantes do Mato Grosso de Alta Floresta, Confresa, Guarantã do Norte, Luciára, Matupá, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São José do Xingu e Vila Rica terão direito ao mesmo bônus de 20% sobre a nota do ENEM.
Por exemplo: se o estudante tirou 800 pontos na prova do ENEM, com o bônus, ele tem 960 pontos. Estudantes de outras áreas, fora dessa listagem, não têm direito ao bônus, instituído como forma de ação afirmativa própria da Unifesspa para incentivar os estudantes das regiões de sua influência.
O candidato precisa se certificar de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas reservadas, pois perderá o direito à vaga se declarar beneficiário de ação afirmativa e não apresentar a comprovação necessária no momento da habilitação institucional. Por isso, é importante ler com atenção o item 4 do Edital.
Confira a lista completa dos municípios de influência: https://ietu.unifesspa.edu.br/images/arquivos/Municipios-integram-influncia-Unifesspa.pdf
Inscrições no Sisu
As inscrições no Sisu começam no próximo dia 21 e terminam no dia 24 de janeiro. As notas de corte serão divulgadas nos dias 22, 23 e 24 de janeiro a partir de 0h. O resultado da chamada regular será a partir do dia 28 de janeiro. Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no primeiro semestre de 2020, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, obteve nota na redação diferente de zero e que tenha concluído o Ensino Médio.
Redes Sociais