Página inicial > Notícias > Artigo científico na área de Medicina Veterinária é publicado em parceria entre Unifesspa, Faculdade Integrada Carajás (FIC) e Universidade Federal de Santa Catarina

• Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2022, 11h33
  • Última atualização em Sexta, 15 de Julho de 2022, 11h38

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e a Faculdade Integrada Carajás (FIC) protagonizaram uma parceria interinstitucional, que resultou na publicação de um artigo científico na revista Ciência Animal (ISSN 0104-3773), intitulado Bovinos xifópagos em linha de abate na Amazônia Oriental, Brasil. Para o levantamento de dados e informações científicas, que culminou com a elaboração do artigo, o Centro de Estudos de Doenças Infecciosas e Parasitárias dos Animais (CEDIPA) da Faculdade de Medicina Veterinária da Unifesspa e o Departamento de Morfologia e Anatomia da FIC, uniram esforços com colaboradores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ciência Animal

As atividades envolveram os acadêmicos Douglas Cesar Mariano (Unifesspa), Roberta de Cássia Panazzolo (UFSC) e Saniel Flor Rodriguez (FIC) que foram orientados pelos docentes Carlindomar José de Souza (FIC), Raissa Moreira de Morais (UFSC), Daiane de Oliveira Grieser (Unifesspa) e Pedro de Souza Quevedo (Unifesspa).

O estudo reportou um caso de gêmeos xifópagos (thoracopagus) em um frigorífico no Sudeste paraense. Durante as linhas de inspeção do abate, identificou-se um dos animais com gestação gemelar avançada, sendo que os fetos encontravam-se unidos pela cavidade torácica. Aos fetos com esse tipo de duplicidade dá-se o nome de gêmeos siameses ou xifópagos. Tal condição é uma alteração congênita rara de etiologia (causa) muitas vezes considerada indefinida, podendo ser resultado de defeitos genéticos, de agentes infecciosos ou de fatores ambientais.

Segundo o professor Pedro Quevedo, os próximos passos devem ser dados na direção da determinação da etiologia da condição observada na linha de abate. Mas sem dúvida a iniciativa permite que os acadêmicos passem a vislumbrar o campo da produção científica no âmbito colaborativo. As dificuldades orçamentárias impostas ao ensino superior devem ser contornadas através da criatividade em propor alternativas para a produção técnico/científica, algo que se espera das instituições de ensino superior. Acima de tudo fica a importância de demostrar na prática para nossos orientados, a relevância de se criar redes de contato profissionais.

Em particular para a Unifesspa, é muito importante que nossas atividades sejam voltadas ao que ocorre aqui na área de influência da instituição. Ao se estabelecer uma Universidade em um determinado local é imperativo que as demandas regionais sejam minimamente abordadas. Não é questão de restringir nossos projetos de pesquisa e extensão, mas sim de divulga-los e buscar a solução de problemas de forma colaborativa, com instituições de ensino e pesquisa com reconhecida expertise no assunto ou que estejam enfrentando a mesma situação.

Link para o artigo: